New In Print: Compendio De Teologia Crista By Johannes Wollebius

Johannes Wollebius (1589–1629) was a professor of Old Testament, theologian, and pastor in Basel. His Compendium of theology was widely used in the 17th century and even it was so well regarded that it even replaced William Ames’ Marrow in the American colonies. I have been using it as a text representative of the early post-Dort Reformed orthodoxy for years in my seminar on Reformed orthodoxy. It is consistently regarded by students as one of their favorite texts. So I am pleased to announce that it is now available in Portuguese as Compendio de Teologia Crista, trans. Bruno Melo and Ewerton B. Tokashiki (Editora Peregrino, 2020). It was a privilege to contribute a brief preface.

From the publisher:

O Compendium Theologiae Christianae de Johannes Wollebius foi um importante manual de dogmática na formação de líderes, poetas, filósofos, teólogos, pastores, etc. Este compêndio foi usado como livro-texto, entre os séculos XVII e XVIII, nas principais universidades protestantes da Europa e, também, nas universidades de Yale e Harvard. O Compendium contribuiu no desenvolvimento do protestantismo escolástico e da vigorosa teologia puritana, e revelou-se um excelente representante da ortodoxia e piedade reformada do início do século XVII. Esta obra descontrói a caricatura que se arrasta contra os teólogos do período do protestantismo escolástico. A má fama de uma teologia árida, marcada pela especulação e sem aplicabilidade para a vida cristã não descreve a dogmática de Wollebius. O Compendium revela exegese bíblica, um calvinismo experimental e a aplicabilidade da doutrina cristã. O autor entendia que o propósito da teologia é a nossa salvação e uma vida dedicada para a adoração e a glorificação de Deus.

AUTOR

Johannes Wollebius (1586-1629) nasceu e foi educado em Basileia, onde estudou teologia sob a mentoria de Amandus Polanus. Ele foi ordenado em 1603 e assumiu o pastorado na Igreja de Sanct Elizabeth em 1611; sete anos depois foi indicado como professor de Antigo Testamento na Universidade de Basileia, e entre 1618 a 1628 serviu como pregador principal da catedral, ofício responsável de examinar, disciplinar e demitir os pastores sob sua liderança. Wollebius impactou milhares de estudantes de teologia entre os séculos XVII e XIX.

Resources

Subscribe to the Heidelblog today!


One comment

  1. Dr. Clark,

    Praise God for these good news! I am glad the Lusophone church is getting these resources.

Comments are closed.